The Postgraduate Program on Biomimetics
The Postgraduate Program in Advanced Biomimetic Oral Rehabilitation is a university course organized by the BDP Education group in partnership with CESPU - Instituto Universitário de Ciências da Saúde, which aims to provide postgraduate training to Dentists in the areas of Adhesive Dentistry, Fixed Prosthesis, Dental Aesthetics and Oral Rehabilitation, all in line with the Biomimetic philosophy.
Consisting of 12 modules taught over a year, it bets on a strong clinical component, in which each student has the opportunity to carry out treatments on patients, mostly ceramic veneers, overlays, crowns in the vertiprep philosophy, aesthetic dentistry, periodontology, among others.
The Post-Graduation in Advanced Biomimicry Oral Rehabilitation now has 11 editions carried out, and is now considered by peers as the most successful private training project in the history of Dentistry in Portugal.
CESPU, Gandra, Porto, Portugal
Dentists
24 places
1 year, 12 modules
40 ECTS
156 hours
Next edition: January 2024
A Pós-Graduação pretende dotar os participantes de conhecimentos em diversas áreas que vão desde a morfologia, aos materiais dentários, à prótese fixa, dentisteria, oclusão, periodontologia, ortodontia, tendo os seguintes objectivos e competências específicos:
- Conhecer a filosofia do princípio biomimético na natureza e a sua aplicabilidade em diversos domínios da actividade humana, nomeadamente na ciência, na tecnologia e nas engenharias.
- Compreender o comportamento do dente natural e o princípio biomimético a ele associado, assim como entender as vantagens e razões pelas quais se obtêm resultados mecânicos, funcionais, biológicos e estéticos superiores com a aplicação da filosofia biomimética em reabilitação oral (ex.: facetas, fragmentos cerâmicos, inlays, onlays, overlays).
- Perceber por que razões as restaurações biomiméticas previnem melhor fracturas catastróficas da estrutura dentária do que a técnica clássica que utiliza materiais excessivamente rígidos.
- Saber analisar e identificar os critérios objectivos subjacentes à estética oral natural, assim como entender a sua integração estética subjectiva.
- Adquirir as ferramentas teóricas e práticas cruciais para a comunicação entre os diversos intervenientes na reabilitação oral biomimética, nomeadamente com o laboratório e com o paciente.
- Compreender a importância da fotografia, vídeo e planeamento digital como ferramentas de comunicação das diversas fases de um tratamento de reabilitação oral biomimético, entre outros: o registo extra-oral e de retrato, o registo intra-oral, a fotografia para escolha da cor, a fotografia polarizada, o protocolo e-lab e a fotografia de produto.
- Conhecer os princípios básicos de morfologia dentária e de oclusão clínica, bem como realizar exercícios práticos de enceramento digital de dentes anteriores.
- Entender a lógica do princípio aditivo e as regras de execução do wax-up e mock-up como chave para a compreensão da filosofia biomimética.
- Tomar contacto com o diagnóstico e planeamento de casos clínicos, através de conhecimentos teóricos e de exemplos clínicos, baseados na actual evidência científica, que permitam aos participantes saber as indicações das novas soluções restauradoras biomiméticas em dentes anteriores e posteriores, isto é, restaurações (diretas e indiretas) que sendo inspiradas na estrutura do dente natural, dispensam a utilização na quase totalidade dos casos, de materiais hiper-rígidos como as coroas metalo-cerâmicas, a zirconia e/ou espigões.
- Conhecer os aspectos técnicos e os princípios biomecânicos e biológicos dos preparos dentários biomiméticos minimamente invasivos.
- Saber o que é e como utilizar de forma adequada o isolamento absoluto em procedimentos biomiméticos restauradores de rotina, tais como a dentisteria operatória directa, a adesão de restaurações indirectas, entre outros.
- Saber realizar impressões, registos e restaurações provisórias na filosofia de trabalho biomimética.
- Facultar a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos dos passos laboratoriais das reabilitações biomiméticas, quer na filosofia analógica, quer na filosofia digital, facultados por técnicos de prótese dentária, bem como a comunicação clínica-laboratório.
- Conhecer os diversos tipos de cerâmicas dentárias, as suas indicações de utilização, bem como as suas vantagens e desvantagens. Compreender as diversas técnicas de manufactura de restaurações cerâmicas (pó + líquido, injecção, CAD-CAM). Conhecer as opções de mercado das cerâmicas dentárias mais usadas em reabilitações orais biomiméticas.
- Treinar, em ambiente de pré-clínico: a confecção de chaves para controlo do desgaste em preparações biomiméticas para facetas, a confecção de chave para a realização de mock-up e provisórias, a preparação de dentes anteriores para facetas em modelos artificiais, a realização de um mock-up sobre os dentes preparados.
- Conhecer os princípios e as filosofias adesivas na medicina dentária e na reabilitação oral biomimética. Compreender a adesão ao substracto dentário (esmalte e dentina), as estratégias adesivas à dentina e o conceito de IDS (Selamento Dentinário Imediato). Conhecer e compreender a adesão ao substracto cerâmico.
- Saber utilizar com previsibilidade as técnicas adesivas, combinando o compósito e a cerâmica de forma a reproduzir a resistência e função do dente natural.
- Perceber a importância da prova do assentamento de restaurações cerâmicas e compreender a sequência cronológica para a prova das facetas, assim como o protocolo clínico passo a passo para a adesão de facetas (preparação da cerâmica e do substracto dentário).
- Conhecer e saber executar os diversos tipos de tratamentos ultra-conservadores utilizados em reabilitação oral biomimética: branqueamento externo, branqueamento interno, fragmentos cerâmicos, micro-abrasão, macro-abrasão.
- Conhecer as diversas técnicas utilizadas em dentisteria operatória directa de dentes anteriores e posteriores. Tomar contacto com as estratégias restauradoras avançadas em dentes posteriores.
- Saber executar restaurações parciais indirectas adesivas em dentes posteriores segundo a filosofia biomimética.
- Compreender os princípios mecânicos, biológicos e histológicos da técnica vertical de preparação de dentes para coroas de recobrimento total, assim como os protocolos de preparação, impressões, provisórias e cimentação definitiva de coroas verticais (Vertiprep).
- Compreender os princípios histológicos e periodontais da técnica de preparação de dentes guiada biologicamente (BOPT) e suas indicações e aplicações.
- Conhecer os aspectos teóricos e as possibilidades e indicações clínicas para a utilização de marylands em reabilitação oral biomimética.
- Tomar contacto com os aspectos periodontais inerentes às reabilitações orais biomiméticas.
- Introduzir o conceito de ortodontia pré-protética na elaboração do plano de tratamento, com utilização sinérgica de alinhadores e dispositivos de ancorarem absoluta, temporários ou definitivos.
- Compreender as possibilidade da integração do workflow digital em reabilitações orais biomiméticas.
- Perceber os princípios das reabilitações orais complexas e das técnicas de aumento da dimensão vertical da oclusão.
- Adquirir os conhecimentos teóricos fundamentais de oclusão aliada à prática clínica diária.
- Contextualizar a abordagem holística do doente e o papel do médico dentista na monitorização preventiva e diagnóstico precoce.
- Possibilitar aos alunos da Pós-Graduação a execução clínica, em pacientes, dos diversos procedimentos biomiméticos leccionados no curso: o diagnóstico e o planeamento de casos clínicos; a documentação fotográfica e videográfica dos pacientes; a realização de impressões e de registos maxilo-mandibulares; a realização de mock-ups de diagnóstico para avaliação estética e funcional; a execução de procedimentos de dentisteria directa em dentes anteriores e posteriores; a realização de eventuais procedimentos de branqueamento externo e interno de acordo com as necessidades particulares da casa caso clínico; a realização de preparações dentárias guiadas sob critérios biomiméticos; a confecção de provisórias; a realização da prova de assentamento de facetas; a utilização do isolamento absoluto para os procedimentos de dentisteria directa e para a adesão de facetas; a realização do protocolo adesivo para a adesão de facetas; e realização de avaliação da oclusão clínica e de eventuais ajustes oclusais após a adesão de facetas; a avaliação final estética e funcional do caso clinico e o registo fotográfico e videográfico do mesmo; a realização da consulta de follow-up dos tratamentos executados.
- Apresentar ao corpo docente e discente, em formato de powerpoint/keynote, o caso clínico realizado no contexto da vertente clínica da Pós-Graduação, consubstanciando e justificando as opções clínicas tomadas.