
PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ORAL BIOMIMÉTICA AVANÇADA
O que é
A Pós-Graduação em Reabilitação Oral Biomimética Avançada é um curso universitário idealizado pelo grupo BIOMIMETIC DENTISTRY em parceria com a CESPU - Instituto Universitário de Ciências da Saúde, que tem como objectivo dar formação pós-graduada a Médicos Dentistas nas áreas da Dentisteria Adesiva, Prótese Fixa, Estética Dentária e Reabilitação Oral, todas de acordo com a filosofia de trabalho Biomimética. Constituída por 6 módulos, aposta numa forte componente clínica, em que cada aluno tem a oportunidade de realizar tratamentos em pacientes, nomeadamente de facetas cerâmicas, overlays, coroas na filosofia de preparações verticais, dentisteria estética, periodontologia, entre outros.



Onde é leccionada?
A Pós-Graduação é leccionada na CESPU - Instituto Universitário de Ciências da Saúde, no Campus Universitário de Gandra.
A quem de destina?
A Médicos Dentistas e Estomatologistas.
Quantas vagas tem?
24 vagas
Qual a carga horária?
6 módulos presenciais de 2 dias cada um. 6 aulas de ensino à distância intercaladas com os módulos presenciais.
Quantas unidades de crédito tem?
20 ECTS
Quando inicia e quando termina?
A 11ª edição da Pós-Graduação tem início em janeiro de 2023 e termina em dezembro de 2023.
Queres saber como te podes inscrever na 11ª edição?
envia-nos uma mensagem:

O que podes esperar aprender com a nossa Pós-Graduação?
A Pós-Graduação pretende dotar os participantes de conhecimentos em diversas áreas que vão desde a morfologia, aos materiais dentários, à prótese fixa, dentisteria, oclusão, periodontologia, ortodontia, tendo os seguintes objectivos e competências específicos:
- Conhecer a filosofia do princípio biomimético na natureza e a sua aplicabilidade em diversos domínios da actividade humana, nomeadamente na ciência, na tecnologia e nas engenharias.
- Compreender o comportamento do dente natural e o princípio biomimético a ele associado, assim como entender as vantagens e razões pelas quais se obtêm resultados mecânicos, funcionais, biológicos e estéticos superiores com a aplicação da filosofia biomimética em reabilitação oral (ex.: facetas, fragmentos cerâmicos, inlays, onlays, overlays).
- Perceber por que razões as restaurações biomiméticas previnem melhor fracturas catastróficas da estrutura dentária do que a técnica clássica que utiliza materiais excessivamente rígidos.
- Saber analisar e identificar os critérios objectivos subjacentes à estética oral natural, assim como entender a sua integração estética subjectiva.
- Adquirir as ferramentas teóricas e práticas cruciais para a comunicação entre os diversos intervenientes na reabilitação oral biomimética, nomeadamente com o laboratório e com o paciente.
- Compreender a importância da fotografia, vídeo e planeamento digital como ferramentas de comunicação das diversas fases de um tratamento de reabilitação oral biomimético, entre outros: o registo extra-oral e de retrato, o registo intra-oral, a fotografia para escolha da cor, a fotografia polarizada, o protocolo e-lab e a fotografia de produto.
- Conhecer os princípios básicos de morfologia dentária e de oclusão clínica, bem como realizar exercícios práticos de enceramento digital de dentes anteriores.
- Entender a lógica do princípio aditivo e as regras de execução do wax-up e mock-up como chave para a compreensão da filosofia biomimética.
- Tomar contacto com o diagnóstico e planeamento de casos clínicos, através de conhecimentos teóricos e de exemplos clínicos, baseados na actual evidência científica, que permitam aos participantes saber as indicações das novas soluções restauradoras biomiméticas em dentes anteriores e posteriores, isto é, restaurações (diretas e indiretas) que sendo inspiradas na estrutura do dente natural, dispensam a utilização na quase totalidade dos casos, de materiais hiper-rígidos como as coroas metalo-cerâmicas, a zirconia e/ou espigões.
- Conhecer os aspectos técnicos e os princípios biomecânicos e biológicos dos preparos dentários biomiméticos minimamente invasivos.
- Saber o que é e como utilizar de forma adequada o isolamento absoluto em procedimentos biomiméticos restauradores de rotina, tais como a dentisteria operatória directa, a adesão de restaurações indirectas, entre outros.
- Saber realizar impressões, registos e restaurações provisórias na filosofia de trabalho biomimética.
- Facultar a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos dos passos laboratoriais das reabilitações biomiméticas, quer na filosofia analógica, quer na filosofia digital, facultados por técnicos de prótese dentária, bem como a comunicação clínica-laboratório.
- Conhecer os diversos tipos de cerâmicas dentárias, as suas indicações de utilização, bem como as suas vantagens e desvantagens. Compreender as diversas técnicas de manufactura de restaurações cerâmicas (pó + líquido, injecção, CAD-CAM). Conhecer as opções de mercado das cerâmicas dentárias mais usadas em reabilitações orais biomiméticas.
- Treinar, em ambiente de pré-clínico: a confecção de chaves para controlo do desgaste em preparações biomiméticas para facetas, a confecção de chave para a realização de mock-up e provisórias, a preparação de dentes anteriores para facetas em modelos artificiais, a realização de um mock-up sobre os dentes preparados.
- Conhecer os princípios e as filosofias adesivas na medicina dentária e na reabilitação oral biomimética. Compreender a adesão ao substracto dentário (esmalte e dentina), as estratégias adesivas à dentina e o conceito de IDS (Selamento Dentinário Imediato). Conhecer e compreender a adesão ao substracto cerâmico.
- Saber utilizar com previsibilidade as técnicas adesivas, combinando o compósito e a cerâmica de forma a reproduzir a resistência e função do dente natural.
- Perceber a importância da prova do assentamento de restaurações cerâmicas e compreender a sequência cronológica para a prova das facetas, assim como o protocolo clínico passo a passo para a adesão de facetas (preparação da cerâmica e do substracto dentário).
- Conhecer e saber executar os diversos tipos de tratamentos ultra-conservadores utilizados em reabilitação oral biomimética: branqueamento externo, branqueamento interno, fragmentos cerâmicos, micro-abrasão, macro-abrasão.
- Conhecer as diversas técnicas utilizadas em dentisteria operatória directa de dentes anteriores e posteriores. Tomar contacto com as estratégias restauradoras avançadas em dentes posteriores.
- Saber executar restaurações parciais indirectas adesivas em dentes posteriores segundo a filosofia biomimética.
- Compreender os princípios mecânicos, biológicos e histológicos da técnica vertical de preparação de dentes para coroas de recobrimento total, assim como os protocolos de preparação, impressões, provisórias e cimentação definitiva de coroas verticais (Vertiprep).
- Compreender os princípios histológicos e periodontais da técnica de preparação de dentes guiada biologicamente (BOPT) e suas indicações e aplicações.
- Conhecer os aspectos teóricos e as possibilidades e indicações clínicas para a utilização de marylands em reabilitação oral biomimética.
- Tomar contacto com os aspectos periodontais inerentes às reabilitações orais biomiméticas.
- Introduzir o conceito de ortodontia pré-protética na elaboração do plano de tratamento, com utilização sinérgica de alinhadores e dispositivos de ancorarem absoluta, temporários ou definitivos.
- Compreender as possibilidade da integração do workflow digital em reabilitações orais biomiméticas.
- Perceber os princípios das reabilitações orais complexas e das técnicas de aumento da dimensão vertical da oclusão.
- Adquirir os conhecimentos teóricos fundamentais de oclusão aliada à prática clínica diária.
- Contextualizar a abordagem holística do doente e o papel do médico dentista na monitorização preventiva e diagnóstico precoce.
- Possibilitar aos alunos da Pós-Graduação a execução clínica, em pacientes, dos diversos procedimentos biomiméticos leccionados no curso: o diagnóstico e o planeamento de casos clínicos; a documentação fotográfica e videográfica dos pacientes; a realização de impressões e de registos maxilo-mandibulares; a realização de mock-ups de diagnóstico para avaliação estética e funcional; a execução de procedimentos de dentisteria directa em dentes anteriores e posteriores; a realização de eventuais procedimentos de branqueamento externo e interno de acordo com as necessidades particulares da casa caso clínico; a realização de preparações dentárias guiadas sob critérios biomiméticos; a confecção de provisórias; a realização da prova de assentamento de facetas; a utilização do isolamento absoluto para os procedimentos de dentisteria directa e para a adesão de facetas; a realização do protocolo adesivo para a adesão de facetas; e realização de avaliação da oclusão clínica e de eventuais ajustes oclusais após a adesão de facetas; a avaliação final estética e funcional do caso clinico e o registo fotográfico e videográfico do mesmo; a realização da consulta de follow-up dos tratamentos executados.
- Apresentar ao corpo docente e discente, em formato de powerpoint/keynote, o caso clínico realizado no contexto da vertente clínica da Pós-Graduação, consubstanciando e justificando as opções clínicas tomadas.