VERTIPREP LISBOA 2023

O CURSO

Descobrir os benefícios da preparação vertical de dentes é uma viagem no tempo em que observamos uma vez mais que nem sempre os ensinamentos mais contemporâneos se traduzem em avanços tecnológicos.

Facilmente podemos imaginar que a primeira pessoa a ter sonhado em colocar uma coroa num dente não pensou em chanfros ou ombros. Essa pessoa poderá ter feito parte dos Etruscos - a população pré-romana, pré-Pasquale Venuti, pré-Procera - habitantes da península Itálica.

A preparação vertical justamente suscita a reflexão de que os dentistas frequentemente aprendem técnicas, muitas delas contra-intuitivas, muitas vezes empurradas pela indústria e apresentadas como altamente avançadas, para mais tarde concluirem que as anteriores eram melhores. Fracassos e frustrações resultantes das novas abordagens são justificados por não se ter seguido o protocolo com rigor, ao mesmo tempo que as soluções do passado ficam fora de moda e são consideradas inferiores.

No entanto, não há como ignorar aquilo que os olhos vêem. Encontramo-nos ainda por descobrir um dentista mal impressionado pela abordagem vertical. A vantagem que temos sobre os Etruscos é a possibilidade de utilizarmos materiais mais capazes de se aproximarem do comportamento óptico dos dentes naturais, tais como a zirconia, o dissilicato de lítio e cerâmica feldspática, tornando real a possibilidade de oferecer aos nossos pacientes restaurações estéticas, duradouras, conservadoras e biocompatíveis.

Há desafios a considerar ao abraçarmos esta abordagem e esperamos poder ajudar-vos a ultrapassá-los. Imaginámos um curso que permitirá aos participantes compreender as ideias por detrás do Vertiprep e implementá-las no dia clínico seguinte, sem grande esforço. Para nos ajudar a cumprir esse objectivo, temos a sorte de poder contar com 7 dos mais experientes profissionais na conceito vertical: Pasquale VenutiRaul Costa, Miguel Fraga Silva, Hugo Costa Lapa, Luís Oliveira, Luís Afonso e Jorge André Cardoso.

CORPO DOCENTE

Raul Costa

Miguel Fraga Silva

Hugo Costa Lapa

Luís Afonso

Luís Oliveira

Jorge André Cardoso

Pasquale Venuti


Lisboa, Portugal


Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas


O curso tem 45 vagas


27 e 28 de Abril de 2023


800 Euros


Pasquale Venuti, Raul Costa, Miguel F. Silva, Hugo C. Lapa, Luís Oliveira, Luís Afonso, Jorge A. Cardoso


Curso certificado pela DGERT

PROGRAMA RESUMIDO


VERTIPREP O CONCEITO

Compreende a filosofia Vertiprep e o porquê de ser mais do que uma técnica 

A PERSPECTIVA HISTÓRICA

Fica a conhecer o contexto histórico da filosofia vertiprep, e qual a sua origem

BIOLOGIA HISTOLOGIA E FUNÇÃO

Aprende conceitos fundamentais, como a curetagem gengival rotatória 

MECÂNICA E ENGENHARIA

Enquadra conceitos mecânicos como a forma de resistência e a cinética


HORIZONTAL VS VERTICAL

Compreende as principais diferenças entre a técnica horizontal e a técnica vertical

VERTIPREP VS BOPT

Fica a perceber que é o BOPT (uma técnica de preparação vertical) e quando usar

A TÉCNICA DE A a Z

Aprende todo o protocolo das preparações verticais, desde o preparo até à colocação

WORKFLOW LABORATORIAL

Aprende a comunicar com o laboratório a técnica e compreende o seu workflow