CURSO ONLINE EM
REABILITAÇÃO ORAL BIOMIMÉTICA AVANÇADA
O QUE É
O Programa Online de Reabilitação Oral Biomimética Avançada é uma formação à distância idealizada para Médicos Dentistas que não tenham a possibilidade de realizar a Pós-Graduação presencial.
Está organizada num formato anual, ao longo do qual o aluno tomará contacto com inúmeros temas relacionados com a filosofia de trabalho Biomimética, tais como a Dentisteria Adesiva, a Prótese Fixa, a Estética Dentária, a Oclusão, a Periodontologia, a Ortodontia Pré-Protética, a Reabilitação Oral Complexa, entre outros.
O curso é dividido em 12 módulos, onde o aluno tem acesso a webinars, a sessões online de esclarecimento de dúvidas, a documentação variada e extensa em formato PDF e vídeo, a artigos científicos, e à possibilidade de fazer parte da família BDP.
COMO FUNCIONA
1 Ano de Subscrição
1 aula nova libertada semanalmente
Educação Inovadora e Inspiradora
Sê um Médico Dentista Certificado
738 Euros para acesso total
Vê os conteúdos libertados as vezes que quiseres durante 1 ano
Aprende com os melhores clínicos na área da biomimética
Curso certificado pela DGERT
Curso totalmente em português
Sessões live bimestrais para esclarecimento de dúvidas
Exame final de curso para atribuição de nota
Entrega de diploma certificado pelo Biomimetic Dentistry e DGERT
O PROGRAMA DO CURSO

A BIOMIMÉTICA DE A a Z
Nesta primeira aula do curso vais encontrar uma viagem desde o primeiro, até ao último momento, de um tratamento realizado segundo a filosofia biomimética.
O João Mouzinho percorre nesta aula, de uma forma resumida, todas as etapas, de A a Z, de um tratamento com facetas, abrindo assim caminho para o curso online em reabilitação oral biomimética avançada.
INTRODUÇÃO À BIOMIMÉTICA
Na aula de Introdução à Biomimética o Rodrigo Cavaco explica o porquê de ser melhor imitar a natureza, não só na actividade da medicina dentária, mas também em muitas outras áreas da actividade humana como a engenharia, a arquitectura, a biotecnologia, entre muitas outras.


A COMPREENSÃO DO DENTE NATURAL E O PRINCÍPIO BIOMIMÉTICO
Fundamental para compreender o princípio biomimético e poder aplicá-lo na reabilitação oral, é a compreensão do dente natural intacto.
O João Fonseca e o Hugo Costa Lapa abordam nesta aula, não só as características particulares de cada um dos tecidos duros que constituem o dente, como também as suas propriedades mecânicas e funcionais, e a forma como se relacionam entre si, potenciando as vantagens de cada um deles.
ESTÉTICA ORAL NATURAL - CRITÉRIOS ESTÉTICOS OBJECTIVOS
Tão importante com compreender o comportamento de um dente natural, é também o conhecimento da análise estética oral, para um planeamento de sucesso dos nossos casos de reabilitação oral estética e funcional, seja com facetas, seja com qualquer outra solução protética. O Luis Leão faz nesta aula um check-list dos diversos critérios estéticos objetivos que devemos ter em conta quando planeamos .os nossos casos


ESTÉTICA ORAL NATURAL - INTEGRAÇÃO ESTÉTICA SUBJECTIVA
Num universo cada vez mais multicultural e variado, tentar categorizar sorrisos, não é pensar global.
Neste aula o André Macedo fará uma viagem desde a proporção dourada do passado, aos novos conceitos de visagismo e integração do sorriso, assentes em personalidade e individualização e não tanto em regras de proporções dogmáticas, restritivas e estanques.
INTRODUÇÃO À COR EM MEDICINA DENTÁRIA
Na aula de Introdução á Cor em Medicina Dentária, o Raul Costa aborda as maneiras de olhar e interpretar os fenómenos ópticos que envolvem dentes e restaurações dentárias, e de como influenciam em particular a reabilitação biomimética.
Primeiramente a atenção recai nas características físicas e subjectivas da cor, e depois na aplicabilidade desse conhecimento na prática clínica, debatendo-se a avaliação de cor nas restaurações directas e indirectas.


A COMUNICAÇÃO A FOTOGRAFIA E O VÍDEO
Esta aula, onde se abordam a fotografia, o vídeo e como estes são elementos fundamentais para a comunicação em Medicina Dentária, é leccionada pelo Tiago Silva. Uma aula completa onde se aborda a técnica fotográfica, a seleção de equipamento, os protocolos fotográficos e sua adequação técnica e artística na área da Medicina Dentária. Uma compilação de elementos clínicos práticos que poderá ver discutidos nesta aula, como por exemplo, como fazer fotografia e vídeo com ou sem estúdio fotográfico; fotografia intra e extra-oral; fotografia de produto, assim como protocolos clínicos de comunicação.
ADESÃO
Na aula de adesão o Hugo Costa Lapa introduz os princípios e filosofias adesivas em reabilitação oral biomimética. O que é um adesivo, um cimento de resina e um compósito e quais os mecanismos subjacentes entre eles e entre os substractos a que aderem; a adesão ao substracto dentário (dentina e esmalte); as estratégias adesivas à dentina e o conceito de IDS (Immediate Dentin Sealing); a adesão às cerâmicas vítreas: cerâmica feldspática, cerâmica vítrea reforçada por leucite e cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio.


PRINCÍPIOS BÁSICOS DE MORFOLOGIA DENTÁRIA
Na aula sobre os princípios básicos de morfologia dentária, o João Fonseca e o Vasco Nunes da Silva percorrem os aspectos mais importantes sobre a macro e a micro-morfologia dentária e as técnicas de dentisteria operatória para a sua adequada e fácil replicação em restaurações directas em compósito.
O WORKFLOW DIGITAL NA REABILITAÇÃO BIOMIMÉTICA
O workflow digital é hoje indispensável em reabilitação oral, e as suas aplicações na área da biomimética são variadíssimas. O João Fonseca, provavelmente o médico dentista português mais conhecedor das ferramentas digitais aplicadas à medicina dentária, fala sobre o seu método de trabalho e de como usa o digital no seu dia a dia clínico na área da biomimética.


DIAGNÓSTICO E PLANEAMENTO DE CASOS CLÍNICOS
O diagnóstico e o planeamento dos nossos casos clínicos são alguns dos factores chave que determinam o sucesso e a longevidade dos tratamentos. O Miguel Fraga Silva e o João Castela Rodrigues expõem a sua visão sobre este tema central da reabilitação oral biomimética, bem como capacitam o aluno com o racional necessário para a realização de um correcto diagnóstico e planeamento dos casos clínicos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE OCLUSÃO
Na aula sobre os princípios básicos de oclusão o Miguel Fraga Silva fala sobre os pilares básicos que determinam uma oclusão funcional: o suporte posterior, prematuridades, a relação cêntrica (ou a posição de referência), guias e interferências. Fala também sobre a importância de uma correcta recolha dos dados clínicos do paciente relativas ao tema em questão, e das técnicas e aparelhos ao nosso dispor para levar a cabo essa tarefa com sucesso.


INDICAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DE FACETAS
Na aula sobre indicações para a utilização de facetas o Luís Afonso aborda quais as circunstâncias clínicas onde se encontra indicada a utilização de facetas cerâmicas na reabilitação dentária estética e funcional, empregando conceitos biomiméticos, e como abordar estas diversas situações. São debatidas também as vantagens da utilização de facetas cerâmicas comparativamente a abordagens clássicas mais invasivas, a importância da conservação dos tecidos dentários naturais e a necessidade de um estreito entendimento da equipa Médico Dentista - Técnico de Prótese Dentária para o sucesso dos casos reabilitados com este tipo de restaurações cerâmicas.
ISOLAMENTO ABSOLUTO
Esta aula tem como foco ensinar detalhadamente a correcta utilização do dique de borracha enquanto estratégia principal para se atingir isolamento dentário adequado. O Raul Costa exemplifica como abordar diferentes cenários de formas práticas, rápidas e eficazes, de modo a permitir ao dentista trabalhar de maneira segura, confortável e confiante nos seus procedimentos adesivos.


ASSEPSIA NA PRÁTICA CLÍNICA BIOMIMÉTICA
A assepsia é fundamental para a actividade médica, e a medicina dentária não é excepção. O Hugo Costa Lapa aborda este tema, com frequência menosprezado, adequando os conceitos e as recomendações de assepsia à actividade médico-dentária nas áreas da dentisteria, da prótese fixa e da reabilitação oral biomimética.
AS CERÂMICAS DENTÁRIAS
A compreensão adequada das cerâmicas dentárias é condição sine qua non para o médico dentista que pretende realizar tratamentos no âmbito da filosofia biomimética. O Hugo Costa Lapa discorre nesta aula sobre as várias famílias de cerâmicas usadas em medicina dentária, com especial foco na cerâmica feldspática e nas cerâmicas vítreas. Desde a origem, a história, a constituição, as características, o modo de manufactura, o modo de utilização, as indicações de uso e os procedimentos clínicos de cada uma delas, é uma aula abrangente e fundamental para a reabilitação oral biomimética.


PRINCÍPIOS DE PREPARAÇÃO DE DENTES SOB CRITÉRIOS BIOMIMÉTICOS
A aula de preparação de dentes sob critérios biomiméticos visa transmitir de uma forma sistemática o protocolo de preparação dentária para restaurações em cerâmica aderida em dentes anteriores, vulgarmente conhecidas por facetas cerâmicas.
Através da explanação do protocolo, o Rodrigo Cavaco pretende incutir no aluno uma forma de pensamento que facilita a execução futura de todo o processo da preparação de dentes para facetas.
IMPRESSÕES REGISTOS E PROVISÓRIAS
Na aula sobre Impressões, Registos e Provisórias o Luís Afonso aborda a importância da transmissão da informação intra-oral para o laboratório com objectivo de confecionar restaurações indiretas precisas e rigorosas. Serão abordadas as diversas técnicas e materiais disponíveis para a realização de impressões e registos detalhados, desde técnicas analógicas a digitais. Serão também abordados os materiais e técnicas para confecção de provisórios em diversas situações clínicas, desde as facetas às coroas de recobrimento total.


TRATAMENTOS ULTRA-CONSERVADORES
Os Tratamentos Ultra-Conservadores elevam ao máximo expoente o conceito Biomimético. Esta aula apresenta as técnicas de Branqueamento Interno, Branqueamento Externo e aplicação de Resinas Infiltrantes (ICON). A Mafalda Gonçalves explica o raciocínio clínico associado a cada procedimento e desvenda todos os segredos para que o aluno, com pequenas alterações na sua prática clínica diária, consiga atingir os resultados tantas vezes desejados e não concretizados.
A PROVA DAS FACETAS
Este é o Vasco Nunes da Silva onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.


PROTOCOLO CLÍNICO PARA A ADESÃO DE FACETAS
O protocolo clínico para a adesão de facetas é fundamental e um dos principais motivos de falhas adesivas das facetas quando incorrectamente executado. O Luís Leão descreve nesta aula o passo a passo do protocolo da preparação do substracto cerâmico, o passo a passo do protocolo da preparação do substracto dentário (quando há esmalte exposto, dentina ou compósito), bem como dos passos clínicos para a correcta adesão das duas peças: dente-faceta. Após esta aula estarás habilitado a realizar correctamente o processo de adesão de facetas.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MEDICINA DENTÁRIA
Este tema foge dos temas clássicos da Medicina Dentária, mas o João Mouzinho mostra a sua importância para quem trabalha no seu dia a dia com estética dentária. A comunicação e marketing estão inerentes a todos os pacientes que procuram ser reabilitados de forma estética, por isso desvendamos alguns truques e dicas, para que o paciente entenda que somos os profissionais ideais para resolver o seu problema. Com a quantidade enorme de profissionais no sector que crescem de dia para a dia, este módulo ajuda o Médico Dentista a destacar-se no meio de tantos outros. São abordadas técnicas para promover uma comunicação digital de forma eficaz, e desmistificamos as diferenças entre mock up clássico vs mock up emocional, com algumas dicas para que esse mock up emocional se transforme num efeito UAUH por parte do nosso paciente.


DESENHO DIGITAL DO SORRISO
Na aula de desenho digital do sorriso, o João Mouzinho faz uma revisão sobre os vários softwares no mercado para desenho digital do sorriso, que tanto estão na moda no dia a dia dos Médicos Dentistas. O foco será a utilização do software de planeamento "smilecloud" , com o ABC da sua utilização como ferramenta de biblioteca de casos clínicos. Aborda-se todo o planeamento 2D de um caso clínico, através da ferramenta de inteligência artificial do software para a criação de um futuro sorriso do paciente. O João Mouzinho explica todo o passo a passo para criar uma maquete de diagnóstico para o paciente, com todos os truques e dicas, para no final da aula conseguires dominar o software e implementá-lo na prática diária, podendo inclusivamente exportar os ficheiros .STL do planeamento , e imprimir para um mock up de apresentação ao paciente.
DESENHO DIGITAL DO SORRISO - DO PLANEAMENTO À CIRURGIA TOTAL DE IMPLANTES - CASO CLÍNICO
Nesta aula, o João Mouzinho mostra um caso clínico em vídeo que junta todo o conhecimento que aprenderam nas aulas de estratégias de marketing e desenho digital do sorriso! O caso clínico mostra como podemos planear um caso de forma digital em 2D, transformá-lo em 3D , e utilizar numa colocação total de implantes, de forma a que a carga imediata final, cumpra o planeamento e projecto efectuado no software de desenho 2D. O caso apresentado mostra todas as dicas, para que o paciente mesmo sem testar um projecto 3D antes da cirurgia, possa fazer uma cirurgia de all on 4 , e colocar uma carga imediata igual ao desenho efectuado antes da cirurgia, através de uma leitura com scanner intra oral durante o trans - cirúrgico, e a colocação de uma estrutura em zircônia monolitica no mesmo dia da cirurgia.


COMUNICAÇÃO MÉDICO DENTISTA E TÉCNICO DE PRÓTESE DENTÁRIA
Este é o lugar onde Luís Fonseca o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.
DENTISTERIA OPERATÓRA EM DENTES ANTERIORES E POSTERIORES
Este é o lugar onde Vasco Nunes da Silva o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.


A ABORDAGEM DO DENTE NÃO VITAL
Na continuação da aula de dentisteria do Vasco Nunes da Silva, o Hugo Costa Lapa avança para os estadios mais complexos da reabilitação do dente tendencialmente mais degradado, ou com menos estrutura remanescente, onde o dente não vital é o protagonista na vasta maioria dos casos. As técnicas operatórias serão abordadas, bem como o racional para a compreensão do comportamento mecânico de um dente muito destruído, anterior e posterior, e a subsequente utilização de soluções que permitam a protecção mútua dente-restauração.
VERTIPREP
Na aula sobre Vertiprep o Luís Afonso aborda os preparos verticais, com foco na filosofia Vertiprep, com o objectivo de a tornar simples e desmistificar o tema. Sendo o Vertiprep uma técnica mais conservadora na área da prostodontia de recobrimento total são abordadas durante a aula todas as temáticas indispensáveis para a sua implementação na prática clínica comum, desde a diferenciação entre os tipos de preparos, quais as suas vantagens em relação aos preparos horizontais convencionais, como executar uma preparação Vertiprep, como levar a cabo moldagens analógicas e digitais, como executar a provisionalização, como proceder à cimentação das coroas, quais os materiais indicados, bem como os procedimentos laboratoriais indispensáveis à confeção de uma coroa sobre um preparo Vertical.

BOPT
Esta aula de BOPT - Preparação Dentária Orientada Biologicamente, vai ser leccionada pelo Tiago Silva. Sobre esta temática vai ser explanado todo o conceito por detrás desta técnica de preparação dentária em prótese fixa. Abordam-se as suas indicações, assim como as vantagens e desvantagens desta técnica. Vão ser mostrados vídeos clínicos de como fazer as preparações dentárias e as coroas provisórias com a dimensão periodontal integrada, até à fase de cimentação ou adesão de coroa definitivas.
MARYLANDS
Na aula sobre pontes Maryland o Luís Afonso aborda quais as circunstâncias clínicas onde se encontra indicada a utilização deste tipo de restaurações no sector anterior e posterior, bem como as suas vantagens e limitações. São debatidas as técnicas de preparação dentária - quando necessária - para este tipo de restaurações, bem como a importância da selecção do material restaurador a utilizar. Adicionalmente são explorados os fatores importantes a ter em consideração por parte do Médico Dentista e do Técnico de Prótese Dentária quando idealizando o design das pontes Marylands com vista a maximizar o sucesso e longevidade deste tipo de restaurações.

ASPECTOS PERIODONTAIS NA REABILITAÇÃO ESTÉTICA BIOMIMÉTICA
Não existe biomimetismo sem estética rosa . Nesta aula o André Macedo irá fazer uma abordagem perio prosto , falando também sobre alongamento coronário , facetas em doentes periodontais e recuperação de dentes extensamente destruídos através de extrusões ortodônticas mecânicas e/ou cirúrgicas.
ORTODONTIA PRÉ-PROTÉTICA
Este Catarina Caetano é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.

OCLUSÃO ALIADA À PRÁTICA CLÍNICA DIÁRIA
Este é o lugar João Fonseca onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.
REABILITAÇÕES COMPLEXAS E TÉCNICAS DE AUMENTO DE DVO
Este é o lugar João Fonseca onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.


CONCLUSÃO DO CURSO
Este é o lugar onde Miguel Fraga Silva o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.